Já se sabia que Stanley Kubrick antes de ter olho para o cinema havia tido olho para a fotografia: para ele foi aí que tudo começou, por volta dos seus 13 anos, quando o pai lhe ofereceu uma máquina fotográfica Leica III - o que levou o jovem artista não só a descobrir a paixão pela imagem como a aperfeiçoar a sua técnica, isto antes de ser contratado pela revista
Look quando ainda tinha apenas 17 anos.
O realizador de
2001: Odisseia no Espaço permaneceu na revista
Look durante cinco anos, ingressando mais tarde no mundo do cinema, e deixando para trás a fotografia. Perdeu-se um fotógrafo, mas ganhou-se um cineasta (um dos mais importantes de sempre) e por isto Kubrick vai ter agora uma exposição em Milão onde será exibida uma colecção de cerca de 200 fotos capturadas entre 1945 a 1950 pelo realizador.
Consta que um ano antes da sua morte, o organizador da exposição, Rainer Crone, foi ter com o realizador para pedir autorização para reunir o material patente na cidade italiana. Kubrick ter-lhe-á dito "tome o seu tempo e boa sorte". 12 anos depois, o resultado pode ser visto no Palazzo della Ragione de Milão, de 16 de Abril a 4 de Julho.
Sem comentários:
Enviar um comentário