segunda-feira, 15 de junho de 2009

Tous les Matins du Monde


Termina amanhã, pelas 21h 30, no Cine-Teatro de Alcobaça, o ciclo O Cinema Vai à Ópera, naquela que foi uma colaboração conjunta (nunca nos cansamos de o dizer) entre a direcção do XVII Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça e a *aurora (acção que esperamos tenha inaugurado assim uma relação frutuosa de inúmeras iniciativas futuras); facto que reafirma igualmente uma das maiores vocações do nosso projecto de programação de cinema: a integração da exibição de obras relevantes (e neste caso particularmente esquecidas) em eventos e dinâmicas culturais que não se restrinjam apenas à Sétima Arte.

A fechar, portanto, temos Tous les Matins du Monde, filme do francês Alain Courneau (um antigo músico de jazz transformado em cineasta) que retrata no grande ecrã duas das maiores figuras da música barroca no séc. XVII: Monsieur de Saint Colombe e Marin Marais, respectivamente interpretados nesta produção pelos actores Jean-Pierre Marielle e Gérard Depardieu. A escolha do filme foi uma selecção pessoal do director artístico do Cistermúsica (e incontestavelmente um dos maiores promotores musicais do nosso país) Alexandre Delgado, facto que reflecte ainda uma das grandes particularidades do projecto *aurora: a possibilidade dos vários agentes culturais e programadores que colaboram connosco participarem muitas vezes na própria programação e selecção dos filmes.

Estreado no ano de 1991 em Portugal, Tous les Matins du Monde é um filme hoje (e injustamente) um pouco esquecido, apesar de na sua época ter conhecido uma distribuição abrangente (fruto do seu sucesso junto do público) e uma notória aclamação na cerimónia dos Césares onde só à sua conta conquistou 7 prémios nas mais diversas categorias (e onde se incluíam Melhor Filme, Melhor Realizador, Guarda-Roupa, Fotografia, Actriz Secundária, Som e Música). Uma história onde o mestre e veterano Saint Colombe contrapõe as suas convicções artísticas e criativas (o compositor acreditava que só a música composta era "verdadeira", mostrando-se firmemente contrário às apresentações em público) ao "vedetismo" mais terreno do seu discípulo Marin Marais.

Uma curiosidade: Marais, enquanto jovem, é aqui interpretado pelo estreante Guillaume Depardieu (é ele quem vemos na imagem acima), naquele que constitui o seu primeiro papel no cinema (e logo ao lado do pai: o actor morreu tragicamente em Outubro do ano passado). Por último, uma palavra para a banda sonora do filme composta pelo músico catalão Jordi Savall, e que justifica largamente a presença desta obra no mesmo Cistermúsica que recebe o artista na data do seu encerramento: dia 20 de Junho na Nave Central do Mosteiro de Alcobaça. Aí, Savall interpretará algumas das mesmas obras que interpretou para este filme, o que só por si transforma Tous les Matins du Monde num excelente aperitivo para esse tão aguardado concerto de um dos maiores músicos da actualidade.

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