sexta-feira, 15 de maio de 2009

Extra! Extra! IndieLisboa & Visita Guiada


A Extensão do Indie Lisboa 2009 já abriu hoje, pela tarde, com a sessão Indie Júnior + 3 anos no Cine-Teatro de Alcobaça. À noite, pelas 21h 30, chega a vez de O Homem que Engarrafava Nuvens de Lírio Ferreira, uma incursão documental pela vida e figura de Humberto Teixeira, compositor, advogado, deputado federal, criador da lei de direitos de autor no Brasil e, finalmente, um dos responsáveis pela divulgação da música nordestina no mundo (com alguns seguidores de peso, tais como David Byrne, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Gal Costa, Bebel Gilberto, Elba Ramalho ou Luiz Gonzaga).

Mas não vamos estar aqui a enunciar todo o programa, até porque este pode finalmente ser consultado na íntegra aqui. A ocasião serve antes para informar sobre o que não estava programado à partida: Visita Guiada de Tiago Hespanha (um filme que foi exibido igualmente na Extensão de Leiria) surge agora como sessão extra no próximo domingo, pelas 17h. Faz sentido por duas razões simples: a primeira porque retrata a forma como é interpretado o nosso património arquitectónico e a nossa História no "espaço" das visitas turísticas, a segunda porque é uma obra que devolve um olhar renovado e, por vezes, irónico sobre nós, portugueses e os nossos feitos.

A terceira poderia ainda ser esta: estamos, afinal, numa cidade fundada e construída precisamente em torno de um monumento histórico e fundamental na fundação do país (o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça), uma cidade que em grande parte depende do turismo e da preservação do seu património, mas que muitas vezes parece esquecê-lo e ignorá-lo ao ritmo da sua própria rotina diária (quem sabe este documentário não lance uma luz diferente à percepção que os alcobacenses têm da sua terra). Sabemos que a produção andou por cá a filmar algumas sequências, mas não o vamos esconder: Alcobaça acabou por não ter direito de antena no filme de Tiago Hespanha (mais tarde vamos tentar investigar porquê), resolvendo restringir-se a locais como Guimarães, Lisboa e Sagres (e reparem como desenha uma viagem de Norte para Sul ao longo de todo o território).

Sem comentários:

Enviar um comentário