quarta-feira, 22 de julho de 2009

Robby, the robot


É um dos mais emblemáticos exemplos da longa linhagem de robôs criados pela História do Cinema: Robby, the Robot apareceu pela primeira vez no inevitável clássico de ficção científica de Fred M. Wilcox O Planeta Proibido (1956) e depressa conquistou as atenções e as simpatias dos espectadores desse tempo (o seu nome chega mesmo a aparecer ao lado dos restantes actores no genérico do filme com semelhante destaque). Nesta produção inspirada pela peça de Shakespeare A Tempestade, Robby representa o papel de um voluntarioso e milagroso robô que, além de dominar na perfeição centenas de línguas e dialectos (e não é só aqui que percebemos a influência que esta figura teve em sagas como a Guerra das Estrelas e nomeadamente na personagem C3PO), consegue igualmente recriar qualquer tipo de produto ou comida através de uma simples amostra molecular (um daqueles sonhos científicos que continua a perseguir-nos, diríamos).

Mas Robby é ainda neste filme uma das personagens mais "humanizadas" em cena, o que cria um notório contraste com a enigmática e rígida pose civilizada do seu criador Dr. Morbius (Walter Pidgeon), e que ao mesmo tempo explica a cumplicidade que desenvolve com Cookie, um cozinheiro amante de uísque e um dos mais divertidos tripulantes da nave que aterra no planeta Altair para resgatar os possíveis sobreviventes de uma anterior missão falhada. Algo que não fica por aí: Robby contém também um "comando" (uma espécie de lei moral) que o impede de atentar contra qualquer ser humano (facto que contribuirá perto do final do filme para a compreensão dos mistérios em causa na narrativa), o que revela a dimensão pacifista que a tecnologia parece aqui simbolizar. Inspirado no conto de Isaac Asimov Eu, Robot (obra recentemente adaptada ao cinema por Alex Proyas com Will Smith no papel principal), a personagem de Robby acabaria por entrar em diversas produções cinematográficas e televisivas, entre as quais The Invisible Boy (1957) de Herman Hoffman ou a série de Rod Serling A Quinta Dimensão (The Twilight Zone, 1959 - 1964).

Em O Planeta Proibido, Robby foi operado por Frankie Darro e a sua voz pertencia ao actor Marvin Miller. Já em 2004, a personagem entrou para o Robot Hall of Fame e depois de vários restauros o fato original foi adquirido pelo realizador William Malone, a quem ainda pertence. Na foto acima, podemos vê-lo ao lado da actriz Anne Francis que representou o papel de "Alta" Morbius no filme de Wilcox (ver a rubrica Cartazes de Sempre na tabela ao lado).

Sem comentários:

Enviar um comentário