sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cartas a uma ditadura



Daqui a pouco, no Cine-Teatro de Rio Maior (marcado pelas comemorações do 25 de Abril e já depois de uma primeira sessão pela tarde com o documentário Natureza Morta de Susana Sousa Dias), temos Cartas a uma Ditadura da actriz e realizadora Inês de Medeiros. Podemos dizer que se trata de um documentário perturbador sobre a participação de algumas mulheres durante o Estado Novo na campanha de Américo Tomás para a Presidência da República e contra a candidatura de Humberto Delgado ("Obviamente, demito-o!" disse este quando o questionaram sobre o que faria a Salazar se fosse eleito).

Baseado no depoimento de várias das mulheres que naquela época ingressaram num movimento feminino de apoio ao Regime, este é um filme que suscita enormes contradições e complexidades a respeito da condição feminina no período do Estado Novo. Mas melhor do que a nossa descrição, aproveitamos para deixar aqui algumas palavras da própria realizadora sobre a sua obra (gravadas numa mostra no Brasil onde mostrou o filme, foi ainda júri e da qual trouxe um prémio), num vídeo curto que não deixa de suscitar algum apetite pela sessão que se aproxima.

Cartas a uma Ditadura venceu ainda o prémio de distribuição no Doclisboa 2006 (apesar da sua incursão pelas salas, infelizmente, não ter durado mais do que algumas semanas).

Sem comentários:

Enviar um comentário