"Eu não tinha a menor ideia da maquilhagem que havia de fazer. O meu traje de repórter não me agradava, mas, no caminho para o guarda-roupa, pensei em pôr umas calças muito largas, umas botas muito grandes, bengala e chapéu de coco. Queria que tudo estivesse em contradição: as calças largas e o casaco apertado, o chapéu muito pequeno e as botas enormes. Não sabia se havia de parecer velho ou novo, mas lembrando-me de que Sennet supusera que eu era mais velho, pus um bigodinho que, discorria eu, me daria mais alguns anos, sem esconder a expressão.
Não fazia ideia do tipo de personagem que ia representar. Mas, a partir do momento em que me vi vestido, o fato e a maquilhagem fizeram-me sentir o que ele era. Comecei a descobri-lo e, ao chegar ao estúdio ele estava criado inteiramente. quando me apresentei diante de Sennet, sentia-me na pele da personagem, e avançava empertigado, fazendo molinetes com a bengala. E os
gags e as ideias cómicas acudiam-me em tropel."
Charles Chaplin,
in Autobiografia (1964)
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